Deixe que os Robôs trabalhem por você.

By 30 de maio de 2019Blog

Durante o dia a dia todos temos que executar atividades repetitivas que, se não forem executadas ou se forem mal planejadas, podem causar impactos consideráveis nos resultados das empresas. Você sabia que os robôs são a solução para essa demanda?
O Robotic Process Automation (RPA) (em português “Automação Robótica de Processos”) realiza tarefas repetitivas dentro de um processo de negócio, seja ele primário ou de suporte, sem a necessidade de intervenção humana, garantindo aumento da produtividade, redução de erros, evitando o retrabalho. Dessa forma, os profissionais podem se concentrar nas atividades mais estratégicas e complexas, que exigem julgamento, analise subjetiva e uma série de fatores que apenas os humanos têm o “poder” de decidir – deixando os assuntos subordinados a cargo do processo de automação.

Mas afinal, o que é RPA?

É uma estratégia de automatização de tarefas de processos de negócio, que envolvem a interação com sistemas da informação, através do uso de robôs. Não pense que estamos falando de robôs no sentido de “equipamentos”, como os que estamos acostumados a ver por aí. Na verdade, trata-se de um software, desenvolvido para interagir com outros programas. Podem ser desde dispositivos mais simples, que somente exercem trabalhos repetitivos, até funcionalidades mais avançadas, que fazem uso de inteligência artificial para permitir ir além, em funções que necessitam de análise, para tomada de decisões.
Além de ser altamente flexível, essa solução possibilita a integração entre processos, sem customizações nos recursos. Isso possibilita, por exemplo, dar uma nova “cara” a um sistema antigo e legado, que não tem interface mobile, por exemplo, num tempo muito rápido.

Ainda não ficou satisfeito sobre as vantagens de se adquirir um RPA na sua empresa? Então vamos listar agora mais algumas vantagens dessa tecnologia.

Controle de Acesso
Durante a utilização do sistema Robô na empresa, todo o procedimento é gravado, para ser explorado e melhorado. Tal fato é determinante, tanto para auditorias internas como externas, para atender a finalidade de Compliance, muito importante para garantir a segurança e referência da empresa.

Apuração e classificação
O eficiente código de programação da automação de processos foi criado para ser extremamente escalável. Sendo assim, ao invés de deletar e remodelar o sistema atual, eles simplesmente se adequam a outros códigos, sendo reutilizados. Ou seja, você pode ter um leque de componentes que serão criados independente do tempo, e que serão usados em determinados processos, de acordo com a sua operação.

Segurança e mobilidade
Com o software de RPA, a empresa fica protegida de possíveis tentativas de roubo ou furto de arquivos, alteração de documentos ou qualquer tipo de ação prejudicial. Além disso, o controle desse processo não se localiza apenas em um determinado destino. Na verdade, o RPA pode ser operado de qualquer lugar, a qualquer hora, bastando apenas uma estrutura mínima para o seu funcionamento.

Desempenho otimizado
O sistema consegue operar de forma mais rápida e potencializar suas ações para maior produtividade da empresa. O RPA realiza operações que, com mão de obra humana, demoraria um tempo maior para ser executado. Por conta disso, as ações nas empresas podem ser tomadas com mais embasamento, sem perda de tempo, viabilizando uma eficiência ainda maior.

Feedback interno positivo

É notório que, para manter um colaborador motivado na empresa, uma coisa que deve ser evitada é a execução de atividades repetitivas. Quando você e a sua equipe se organizam e delegam tarefas estratégicas para cada um, a empresa aumenta a sua produtividade e melhora o resultado dos funcionários.

Com essas dicas e explicações sobre o RPA, já ficou claro que contar com o Robotic Process Automation é um dos fatores essenciais para o crescimento da sua companhia, não é? Por isso, não dê margem para erros e conte já com essa tecnologia de ponta.