Blockchain – Uma Nova Forma de Negócio Entre Empresas.

By 9 de julho de 2020Blog

O mercado está sendo bombardeado com informações sobre transformação digital e indústria 4.0. Temos uma onda de novas tecnologias da informação que abrem um novo mundo de possibilidades para os negócios das empresas.

Em tempos de riscos de mercado, denominados cisnes negros, como corona vírus, e outros riscos mais previsíveis, porém com impactos altos como as disputas de grandes potências sobre o petróleo, os desafios para as empresas se tornam ainda maiores para a manutenção e/ou criação de novos modelos de negócio rentáveis.

O modelo tradicional de negócio criado pelas empresas até então, se baseia em silos de informação e total controle dos modelos de negócio incluindo seus parceiros, fornecedores e até os clientes.

Contudo, o modelo tradicional não está mais funcionando nesses tempos de economia compartilhada, onde os ativos tangíveis e intangíveis como infraestrutura, operações e capital intelectual são compartilhados com o mercado e com a sociedade em prol da criação de modelos de negócio disruptivos.

Uma das tecnologias a ser destacada é a Blockchain, a qual permite que sejam criados modelos de negócio para rede e armazenamento de informações de forma totalmente descentralizadas, compartilhadas e com total segurança, permitindo uma colaboração e compartilhamento exigidos também pela indústria 4.0 e o mindset da transformação digital.

Em Blockchain temos vários conceitos e tecnologias que já existiam no mercado e que foram conectadas para permitir esse novo modelo disruptivo de rede. Dentre esses conceitos podemos destacar a descentralização, forma de armazenamento das informações em blocos interligados, consenso entre os participantes para aprovação das transações, contratos inteligentes e aplicações descentralizadas (DApps).

Dentre os principais benefícios que as empresas podem se valer para conectar seus negócios, através do uso de Blockchain, podemos citar:

  • Custo benefício: Elimina necessidade de terceiros para operacionalizar processos de negócio;
  • Redução de tempo: Agiliza a integração entre as empresas, parceiros e fornecedores em uma rede descentralizada em que todos fazem parte, mas onde nenhum tem total controle sobre a mesma;
  • Movimento em escala global: Grandes players de mercado como Microsoft, Oracle, IBM, Governos, dentre outros estão investindo pesadamente na evolução e utilização da tecnologia baseada em Blockchain;
  • Melhor desempenho: As soluções de Blockchain de mercado são escaláveis por natureza devido a sua descentralização;
  • Segurança: Proteção e confiabilidade dos dados, imutabilidade, baseados em políticas de criptografia, assinatura digital, que são integrados entre as aplicações que suportam seus processos de negócio e as novas funcionalidades conectadas a Blockchain;

Nós da MONTREAL, temos iniciativas de projetos com Blockchain para permitir a criação de redes de negócio entre empresas e parceiros, a partir da formação de consórcios que possuem processos de negócio complementares para atendimento a seus clientes, buscando trazer agilidade, baixo custo, e principalmente comodidade para facilitar a entrega de valor para todos os participantes dessas redes de negócio.

Além disso, temos expertise e nos utilizamos de plataformas de mercado como a Hyperledger Fabric para desenvolver redes de Blockchain do tipo consorcio para agregar canais especializados para fomentar novos modelos de negócio com as empresas de mercado. Outras plataformas que também podemos destacar são a R3 Corda, Quorum (JP Morgan) e Ethereum.

Sua empresa está participando de alguma rede ou consórcio com essa nova tecnologia Blockchain? Fale com a gente! Queremos apoiá-lo nessa jornada!

MONTREAL, o futuro presente.